A indústria de cordas Aquila foi iniciada na década de 90 através de pesquisas do fabricante de cordas (e Luthier amador, e intérprete) Mimmo Peruffo. Em suas pesquisas nos museus de toda Europa, ele foi capaz de formular e estabelecer convincentemente a teoria de que cordas carregadas de tripa foram utilizadas em baixos feitos à mão no século 17.

Essa solução deu riqueza ao som das cordas de baixo em uma época onde cordas de metal não haviam sido inventadas ainda.

Em 1997 Mimmo Peruffo patenteou e inseriu no mercado as cordas de NYLGUT®, um material sintético que oferece uma ótima substituição para instrumentos de corda, melhorando muito o desempenho dos mesmos comparados à cordas de nylon usadas até então. Esse material, feito inicialmente para luthiers, foi logo utilizado em guitarras clássicas e depois nos ukuleles. Desde 2002, a Aquila oferece em seu catálogo mais de 60 produtos diferentes para ukulele, não somente se estabelecendo como líder no nicho mas contribuindo também fortemente para a revitalização do instrumento.

Em 2011 Mimmo adquiriu maquinários que possibilitaram criar produtos completamente novos que são o Bionylon (cordas de nylon feitas somente de plantas), Red Series (cordas fundidas de cobre que permitem o som grave sem aumentar o diâmetro da corda), Super Nylgut (melhoria das anteriores cordas Nylgut da Aquila). Nos últimos anos a empresa fez parcerias com D’Addario, Bow Brand, Hohner, Kala Brand, Goldtone, iUke, e Aurora para criar cordas especiais como por exemplo as coloridas da Aurora (azuis, verdes, fúcsia, etc).


 

Pirataria

Como é de se esperar, o trabalho de Mimmo também sofre com cópias chinesas de baixa qualidade. Elas estão por toda parte, no mercado livre, no Aliexpress, etc etc. É importante não se deixar enganar, pois a diferença da qualidade é absurdamente grande. Você pode saber mais sobre como identificar as cordas piratas neste post do UkuleleBlog