Ben é um cara que fez o que todos nós gostaríamos de fazer: ele começou um projeto em 2015 visando compartilhar as experiências em diversas culturas por todo o mundo gravando podcasts e escrevendo músicas com o ukulele.

Coisa de doido, né? Espere para ouvir suas músicas, então! Ben menciona sempre os fatores culturais procurando manter-se divertido em suas músicas, e no livro que acompanha o álbum ele explica alguns significados que talvez quem só leu as coisas nos livros de história não vai entender. Neste post vou revisar música por música do álbum "Uke Full of Song" disponível em vários canais como Play Music e Spotify. Se você quiser adquirir via download no site oficial também é possível com a vantagem de receber os manuscritos das músicas e o livro de Ben: http://www.ukuleleroadtrips.com/uke-full-of-song/

1 - Come on a Ukulele Road Trip
Nessa faixa você vai perceber de cara do que o album é alimentado: a animação e vontade de explorar de Ben. "Venha comigo em uma viagem do ukulele, será o mundo musicalmente". Isso sem contar o jeitão de musical de teatro, que somado à alegria que o ukulele traz na melodia casa muito bem com essa ideia de início de viagem, agitação e correria.

2 - Koprivshtitsa
E esse nome aí? Koprivshtitsa É uma cidade turística na Bulgária que tem uma arquitetura clássica, além de festivais de música e uma geografia linda por estar ao lado da região montanhosa Sredna Gora. Obrigado Wikipedia.
Nessa música, mais melódica, Ben fala da saudade de casa e da vontade de contemplar a si mesmo e o mundo ao redor, relaxar e aproveitar a sua própria companhia. Diferente da faixa anterior, Koprivshtitsa é aquele momento em que você percebe que talvez a viagem não seja tão importante pelos aspectos externos mas pelo que acontece dentro de você, durante os aspectos externos.

3 - Wild Heights
Parece afinal que Ben decidiu ir para as montanhas, ou pelo menos é o que ele tentou dizer. Vá saber se Ben tem medo de altura, não é? Nessa música Ben fala dos aspectos naturais do local, e de alguém que estava lá com ele segurando sua mão. Quem será? Wild Heights mostra um Ben que vê tudo de bom, e onde ele passa a natureza se abre em alegria.

4 - Move it Move it
Na Romênia na década de 80 Nicolae Ceaușescu, líder comunista, teve uma ideia super bacana. Era o seguinte, construir um centro comunista gigantesco na cidade e remover tudo que antes lá estava. A única coisa que seria um pouco incômoda é que haviam pessoas que tinham religião e suas igrejas estavam lá, que pessoas desagradáveis!
Para resolver este problema eles literalmente moveram igrejas inteiras para longe, escondidas da vista de quem está no centro da cidade. Muitas foram destruídas afinal de contas mover construções não é exatamente algo muito seguro. Essa música com inspirações em "I like to move it" conta essa história sem a menor preocupação em ignorar o fato de que essa foi uma péssima ideia de Nicolae.

5 - Sasha & Igor
Essa música conta a história de Sasha, que pacífica tem problemas em sua vizinhança com Igor, seu vizinho. É uma música engraçada, que fala sobre a folga de Igor em se meter onde não foi chamado e sacanear Sasha sempre que possível. Seria só uma música divertida se não falasse sobre o conflito da Ucrânia com a Rússia. É rapaz, tá pensando o que? Ben é política, Ben é cultura, Ben é interado das coisas.

6 - See You in Sibiu
Sibiu é uma cidade na Romênia, uma cidade medieval peculiar. Aqui Ben sente saudade de alguém especial e a vê em todos os lugares, mencionando inclusive as casas que pelo formato padrão das janelas todas lembram rostos. Por isso, vejo você em Sibiu com essa balada animada.

7 - Socialism
Essa é a única música mais radical do álbum. Ben utiliza pegadas fortes e marcadas para ilustrar sua crítica ao movimento político que ele vê na história. Diferentemente de Sasha & Igor, aqui Ben fala de forma clara sobre o que vê de errado no método socialista. Eu já mencionei que Ben é politizado?

8 - Odessa Stares
Essa música me lembra muito Beirut, por causa dos instrumentos utilizados, a base de metal, e a melancolia presente na letra e na melodia. Ben fala aqui sobre a cidade de Odessa na Ucrânia, mencionando a aparência preto-e-branco: uma referência ao Mar Negro que tem um tom bem escuro por causa da grande concentração de sais minerais (obrigado novamente, Wikipedia).

9 - Policewoman
Ainda em Odessa, uma oficial conquista a paixão de Ben, nessa música leve porém muito bem marcada. Dá pra sentir o cheiro de cigarro do bar, a meia-luz, mas de um jeito que se isso tocasse no elevador melhoraria seu dia. "Oh policial, prenda este homem, e tenho que infringir a lei do jeito que você infringiu todo o resto de mim. Obedeça as ordens e me algeme no chão. Policial, prenda este homem."

10 - Rocks
Em Belogradchik na Bulgária, Ben encontrou o rock no sentido literal. A música é um rock tranquilo com referências à Rolling Stones. Ele fala sobre as construções da natureza - e do homem - em meio às formações rochosas que por mais que você queira não irão rolar ou se mexer um milímetro sequer.

11 - Autumn Lvivs
Talvez a música mais poética do álbum, ou não já que eu não entendo nada de francês. Mas se Ben está falando coisas agressivas ao menos ele teve o trabalho de suavizar muito bem com o idioma do amor. Vá saber? O que eu posso afirmar sobre o livro de Ben é que Lviv na Ucrânia é uma cidade que tem vida no outono, de uma forma que só o frio e as cores amarelo-alaranjado das folhas podem fazer. Ah, aqui você vai encontrar kazoo também!

12 - Lacul Roșu
Na Romênia, em Bicaz; Ben traduz a brisa daquelas que você poderia colocar em um travesseiro de tão fofa, em forma de música. Viajando pelas palavras dessa música suave dá pra entender como Bicaz é um bom lugar pra se perder. Bicaz possui o segundo maior lago artificial da Romênia e Lacul Roșu quer dizer, ao pé da letra, lago vermelho.

13 - Without a Trace
Nessa música Ben fala sobre civilizações que não mais existem, e se perderam sem deixar rastros. De forma poética é possível ver a vida presente e desaparecendo nas pedras de Strandzha na Bulgária. As harmonias construídas nessa música chamam atenção e a diferencia das demais, como se fosse uma mensagem do passado no meio do presente que o álbum representa.

14 - Bridge Over Fairly Calm Water
Em uma referência à música de Simon & Garfunkel eternizada na voz de Elvis Presley, Ben demonstra que nem sempre há drama e podemos aproveitar isso também. Ruse é uma cidade gostosa."Não sei com certeza o quanto longe está o 'em breve'."

15 - Yuri's ballad
Finalizando o álbum temos a história de Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço. Com uma vibe meio Etevaldo essa canção é baseada na história aparentemente fictícia de que Yuri fora presenteado com um convite a provar os vinhos das vinícolas de Cricova e se perdeu lá dentro ficando por dois dias bêbado e perdido bebendo vinhos.

Essa viagem com certeza não acaba por aqui, e podemos esperar mais de Ben. Para ajudá-lo nessa jornada basta adquirir seu álbum por este link ou mesmo se tornar um patrão do Ben pela plataforma Patreon por este link aqui.