Nos últimos dois ou três anos o ukulele cresceu muito no Brasil sendo adotado por músicos famosos, se espalhando em todas as lojas de música em território nacional. O Ukulele deixou de ser "Ah, é igual cavaquinho !" para ser um instrumento único como ele merece.


Nessa onda de popularidade, aqueles que sempre apostaram nesse nosso amor incondicional se destacam inevitavelmente. Nesse post você vai conhecer essa galera e os projetos que fazem a diferença no cenário brasileiro.

Ukeday

Como falar de ukulele no brasil sem citar o Ukeday ? Não dá.
O Ukeday é um evento que ocorre de maneira livre e descentralizada, sem uma organização oficial. É um dia do ukulele que ocorre em vários estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, e Pernambuco.
Como a organização não é centralizada, as tarefas para que esse dia aconteça ficam à cargo dos próprios participantes e são decididas de forma democrática como nos diz Andrea, do Rio:

"Aqui cada um desempenha uma função, mas nada forçado, é bem natural essa divisão. Quando a gente percebe já tá acontecendo."
Andrea, Rio de Janeiro

O repertório é diverso e inclui artistas famosos que já utilizaram o Ukulele para compor suas músicas. Clarice Falcão, por exemplo, soma quase quatro milhões de visualizações nesse momento em seu vídeo de "O que eu bebi por você" tocada com um ukulele da marca Lanikai.

"Foi uma experiência ímpar. Tocamos Clarice Falcão, Legião Urbana."
Fábio Silva, Distrito Federal

A comunidade de Ukulele se fortalece e ganha cada vez mais adeptos nesses lindos encontros.

"Nos conhecemos e conversamos sobre os diferentes modelos e marcas de Ukulele. Tocamos Legião Urbana, Chimarruts, Palavra antiga, Clarice Falcão. Como foi o primeira vez que nos vimos pessoalmente ficamos meio tímidos mas o encontro serviu pra deixar o grupo mais unido."
Breno Antônio, Minas Gerais

"Fizemos no Parque da Jaqueira que é um local bacana onde você pode levar sua família epor ser um local com muito verde combina bem com a alegria que o Ukulele passa pra gente. Foi bem legal estar lá com o pessoal e deu pra interagirmos bem, trocando experiências de como conhecemos o ukulele e cada um poder tocar o instrumento do outro. Dentre várias músicas que o ukulele pede, tocamos reggae, música praiana e também o frevo de bloco que é bem legal. Tivemos lá o saxofonista Wagner Oliveira que é um dos melhores de Recife e encaixou perfeitamente. Foi um tempo precioso demais."
Livingstone dos Santos, Pernambuco

"O segundo Ukeday de São Paulo foi uma experiência incrível, uma energia boa de todos os presentes e uma alegria que contagiava até quem estava passeando inadvertidamente pelo parque da juventude onde fizemos o encontro. Foi especial e definitivamente não vou me esquecer desse dia, espero poder participar dos próximos."
Lucas Leal, São Paulo

 

Músicos profissionais

Com a popularização do instrumento quem toma destaque são os nossos profissionais brasileiros que podem mostrar seu talento em rede nacional como já fez Kamille Huebner por exemplo, no programa Altas Horas da Rede Globo.

Aliás, no setor de youtubers nós estamos bem. Além de Kamille temos Elisa Alecrin, Jotapê, Tay Galega e muitos outros:

Como se não fosse suficiente, temos também compositores de belas melodias e canções utilizando o ukulele, como por exemplo Sidney Silva (Projeto Silva) e Feroli

Aulas online

E enquanto as escolas de música brasileiras não se especializam, nós contamos com professores que dão aula via skype, como o mestre Vinícius Vivas que é destaque da cena instrumental do ukulele no Brasil. Vinícius segue surpreendendo a galera com um arsenal de técnicas e arranjos sensacionais.

A estrada com o uke começou em 2010, quando já era Professor de Música formado pela UNIRIO. Vinícius percebeu o potencial do ukulele para a educação musical e iniciou em 2011 experimentos com ukulele no Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da UFRJ, onde atua como professor e coordenador do Setor Curricular de Música.
Em 2012 iniciou o curso de Mestrado em Música na UNIRIO justamente para pesquisar sobre o ukulele na musicalização de crianças, publicando em 2015 a primeira Dissertação sobre ukulele no Brasil. Título de Mestre mais que merecido!

Com bagagem e diplomas de peso nas mãos, Vinícius passou a se dedicar à  performance e divulgação através de redes sociais. No seu canal no YouTube é possível encontrar pérolas como Wave, Asa Branca (em um arranjo espetacular), Lucy in the sky with Diamonds, Vamos fugir (tocando uke e gaita simultaneamente com muito swing e técnica) e Rude da banda Magic. Suas performances já arrancaram elogios públicos de figuras importantes como Peter Moss e João Frazão. Também vale conferir a participação do mestre em canais de outros youtubers, como neste vídeo:

Vinícius Vivas também ministra aulas de ukulele no projeto de extensão da UFRJ chamado “Toque e... se toque”, no curso livre do Meca Estúdio e via Skype para alunos do Brasil e do exterior.
Se você quiser ter aulas pode entrar em contato por email, [email protected] ou Facebook
Confira seu canal do YouTube: http://www.youtube.com/ViniciusVivasUkulele

Lojas especializadas

Muitas lojas físicas e online já perceberam que o mercado do ukulele está em alta e constam com alguns modelos em seu estoque, mas hoje o destaque fica com a X5 que foi fundada em 2002 e se especializou nos ukuleles de diversas marcas e modelos mantendo a qualidade no atendimento.
Acesse o site ou chame
o representante comercial no whatsapp 11 96116-5081 (Luca)

Projetos focados no Uke

O INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) tem um projeto de construção de ukuleles com madeiras especiais da amazônia que seriam descartadas. O projeto é tão legal e alguns estudantes gostaram tanto do instrumento que passaram a tocá-lo e nasceu o grupo Camerata de Ukulele de Manacapuru que encanta com suas apresentações.

É encantador para nós do Uke Cifras podermos participar desse cenário tão bonito que nós temos e que só tende a crescer. Magnífico !