Todos nós adoramos o Ukulele, sua sonoridade, seu design, sua história, o fato de ele nos ajudar a fazer novas amizades e toda sua versatilidade, afinal, não é qualquer instrumento que serve para tocar Reggae, Samba, Rock, Pop, Sertanejo, e até Funk sem perder qualidade ou ficar estranho.

Mas, eu aposto que o Ukulele não foi o primeiro instrumento que você conheceu, justamente por ele não ser tão popular quanto o Violão ou a Guitarra por exemplo. Instrumentos que estão inseridos em nossa cultura de uma forma que nem percebemos e já crescemos conhecendo o som, assimilando-os aos músicos que melhor utilizam o instrumento. Por exemplo, quando se fala em violão, lembramos de Jorge Benjor, Caetano Veloso; quando se fala em Guitarra, Jimmy Hendrix, Edgar Scandurra entre tantos outros.

Já o Ukulele por não ser tão popular como o Violão ou a Guitarra, tem os seus momentos de ascensão não só no Brasil mas no mundo, e o nosso atual momento de popularidade talvez seja o maior e o melhor devido à um grande diferencial que não existia nas primeiras “Ondas de Ukulele”; A Internet.

Antes de envolver a internet no meio é bom lembrarmos que o Ukulele teve seus momentos no passado; principalmente nos Estados Unidos; onde começou a ser bastante utilizado por volta da segunda guerra, ficou um tempo sumido e voltou novamente com a ajuda de grandes músicos como Tiny Tim: um figuraça! Alguns o odiavam, outros o amavam. Como todo bom músico dos anos 60 tinha um estilo próprio de se vestir e de ser. Ele inovou trazendo o Ukulele para suas músicas e suas aparições com o instrumento em diversos programas de TV contribuía ainda mais com a fama do pequeno instrumento.

Mas é claro que falar de músicos com grande importância sem citar Israel Kamakawiwo’ole é impossível. Quase tão impossível quanto você não ter ouvido sua versão de Somewhere Over The Rainbow. Ele foi fundamental e se tornou um ícone para todos nós que amamos o Ukulele. E eu não preciso nem dizer por que ele foi fundamental não é? O cara lançou um sucesso mundial fazendo com que todos prestassem atenção no cavaquinho estranho dele. “Caramba, que instrumento legal “Que som gostoso” É um cavaquinho ou o que?” Isso gerava uma curiosidade que acabava fazendo as pessoas entrarem em contato com o instrumento. Posso apostar que Israel foi motivação para muitos músicos. Lá em cima eu falei de assimilação de músicos com instrumentos lembra? Violão com Jorge Ben, Guitarra com Jimmy Hendrix, podemos adicionar Ukulele com Israel facilmente.

Olha só alguns músicos que utilizaram ou já utilizaram o Ukulele em suas apresentações e que de uma forma ajudaram a popularizar o instrumento:
-Arthur Godfrey
-Tiny Tim (Como já mencionamos acima)
- Israel Kamakawiwo’ ole (Somewhere Over The Rainbow)
- Paul Mccartney (Ram On)
- John Lenon (Ele ta ali do lado do Paul né rs)
- James Blunt
- Jason Mraz
- Bruno Mraz
- Train (Hey, Soul Sister)
- Eddie Vedder (Esse tem um disco só de Ukulele. Deve gostar.)
- Jack Johson (Surfista, cantor, mora na praia, tudo a ver)

A força da internet não é novidade para ninguém. Hoje em dia nos enchemos de informações com muita facilidade, é tanta informação que nosso cérebro não é capaz de reter todas elas.

A rede que move o mundo tem uma força avassaladora de viralização. Tudo que desperte alguma emoção como a alegria ou a tristeza pode chegar do outro lado do mundo em um simples compartilhamento!

Tudo então se trata de informação. Um músico vê algo sobre o Ukulele na internet, pesquisa, gosta, compra o instrumento e acaba lançando algum sucesso utilizando o Ukulele. Este músico é visto por muitas pessoas, muitos fãs que vão fazer as mesmas perguntas que ele se fez ao ver o Ukulele pela primeira vez. Os fãs por sua vez, vão pra onde buscar informações? Para a Internet.

Viu porque ela é a bola da vez?

Todo mundo quer gravar seus vídeos cantando e tocando e postar nas redes sociais e por isso o ciclo segue de forma natural, onde nem percebemos que com este texto, com este site e com nossas redes sociais – tudo em uma grande “hospedeira” chamada Internet – contribuem para que o Ukulele fique sempre lá em cima, na cabeça das pessoas, provocando duvidas, interesse, criticas, elogios, piadas boas e ruins mas principalmente novos adeptos.

É bem provável que esta “Onda do Ukulele” perdure por mais tempo que as outras já que temos a internet como uma grande aliada e temos o Uke Cifras para ficar postando vídeos sensacionais de pessoas e bandas que tratam nosso Uke com tanto carinho.

Só mais uma coisa,
Quem disse que essa onda que vivemos hoje precisa acabar?

Fica a dica.