Hoje a gente entrevista o cara que é um mito no nosso mundo ukulelístico, talentosíssimo multi-instrumentista e um mestre da música, nosso grande amigo: Vinícius Vivas!

Antes de mais nada, tenho que começar parabenizando pelo vídeo incrível que vocês fizeram, tá sensacional!

U: Quem teve a ideia de fazer um vídeo com os alunos?

V: Aloha, Uke Cifras! É um grande prazer conversar com vocês. Fico feliz que tenham curtido a Orquestra do Curso Ukulele com Vinícius Vivas. A ideia foi de Else Vivas.
Nos últimos anos acumulei experiências (como ukulelista, arranjador, regente, pesquisador e também espectador) com diversas orquestras: Los Hermanos Ukulele Orchestra (Argentina), Bambell Ukulele Ukestra (Coreia do Sul), Ruby’s Ukulele Orchestra (Canadá), Orquestra de Ukuleles de Mogi das Cruzes, Orquestra Brasileira de Ukuleles e Orquestra de Ukuleles da UFRJ. Else insistiu que deveríamos proporcionar uma experiência desse tipo aos alunos do curso online Ukulele com Vinícius Vivas.

U: E como foi a escolha da música pro vídeo? A música escolhida foi pensada para alunos iniciantes conseguirem tocar junto com os mais experientes?

V: Escolhemos uma música divertida e baseada em um total de... 1 acorde (isso mesmo). Apesar da base harmônica tão resumida, o tema é cheio de temperos: melodia desafiadora, elementos de blues, linha melódica secundária que modifica o acorde e mudança de ritmo para swing jazz na parte B. O contraste entre simplicidade e sofisticação na música escolhida facilitou a elaboração de um arranjo que unisse os ukulelistas iniciantes aos avançados.

Outro ponto essencial foi aproveitar um universo visual tão interessante para render figurinos e cenários divertidos. Sugerimos que os alunos se inspirassem em personagens dos filmes do James Bond (agente 007, chefe do serviço secreto, vilões, bond girls e militares).

U: Como foi o processo de montar os naipes para a gravação?

V: Cada naipe teve um nível de dificuldade diferente, porém com tarefas diversificadas: os alunos de todos os grupos tiveram que alternar entre acompanhamento e melodia.
O naipe dos iniciantes inicia com uma melodia secundária de apenas 3 notas e segue com o acorde de Mi menor (Em) na parte do Swing Jazz. Temos um naipe com ukulele na afinação low G que inicia acompanhando com cordas duetadas e dobra com o baixo em outro momento. Já o naipe dos avançados começa com cordas duetadas e segue dando vida ao tema principal.

U: Vocês usaram metrônomo ou uma gravação-guia com os alunos?

V: Produzimos uma faixa guia com todos os naipes gravados por mim. Coloquei também alguns ukuleles secretos - que foram interpretados no vídeo final pela Professora Aline Kelly (Ukemaniak). Além de conter os cliques do metrônomo, o áudio guia também continha algumas narrações como contagens, avisos de mudança de seção, lembretes etc.

U: Qual foi a maior dificuldade em realizar um vídeo desse tipo, e quanto tempo levou desde a ideia do projeto até a conclusão?

V: Tivemos alguns desafios como organizar as inscrições e envios dos vídeos. Nessa e em outras tarefas o produtor Ludwig Calixto foi decisivo para o sucesso da missão. Vale mencionar que é difícil encontrar o agente certo para edições de áudio e vídeo, nas quais André Luiz Rodrigues teve grande êxito. A thumbnail do vídeo foi produzida pela agência Monarka Design.

Mas a maior sorte foi contar com tantos alunos cheios de entusiasmo, habilidades e bom humor para estrelar o vídeo. Meu maior reconhecimento é para os músicos amadores e profissionais que emprestaram seus sons e visuais caprichados à nossa performance. Sem eles não existiria a orquestra.

Sobre o tempo que levamos: desde a primeira nota escrita na partitura até a estreia do vídeo foram 45 dias.

U: Essa música do 007 está num vídeo muito conhecido no seu canal que é o "25 solos fáceis para ukulele". Será que no futuro teremos outro vídeo de orquestra? E se tivesse já teria alguma outra música em mente?

V: Posso ver que vocês levam jeito para espiões do serviço secreto britânico. Pretendemos executar mais missões, mas o assunto é top secret.
Por enquanto, sugiro aprender mais solos e diversos outros conteúdos gratuitos visitando nosso site: semanadoukulele.com.br

U: E pra galera que quer ser aluno, e quem sabe futuramente fazer parte dessa orquestra, como faz pra se matricular?

V: Todos os alunos do Curso Ukulele com Vinícius Vivas matriculados à época das inscrições puderam participar; os novos alunos também poderão participar da orquestra, nas futuras missões. Se todos tivessem enviado vídeos, a estreia teria que acontecer em tela de cinema. Mas já foi uma grande alegria ver 50 ukulelistas de cidades e países diferentes nesse projeto.
Os alunos já vêm interagindo com os professores e colegas em momentos como: rodas de ukuleles, aulas interativas, workshops com ukulelistas do exterior e no grupo de alunos no Facebook.
Quem desejar fazer parte da turma com esta e muitas outras atividades pode encontrar mais informações sobre o curso em: https://semanadoukulele.com.br/curso-de-ukulele-pv/

Tudo de bom pra vocês do Uke Cifras e para os ukulelistas de todo o mundo. Mahalo pela entrevista. Que muitas orquestras surjam nos próximos anos. Aloha