É possível perceber, nos últimos tempos, uma grande explosão no interesse e na aquisição desse pequeno instrumento de 4 cordinhas mágicas. Existem muitas razões para adquirir e estudar o Ukulele que vão além da sua portabilidade ou de fazer sucesso na roda de amigos ou com aquela pessoa especial (embora isso seja importante também). Conheça 5 razões para estudar o Ukulele a fundo.


Conhecer o Ukulele como um instrumento por si só
Muitas pessoas chegam ao ukulele depois de já tocarem outros instrumentos. Isso acontece especialmente com quem já toca violão, devido a similaridades entre os dois instrumentos. Por causa disso, o ukulele passa ser um “pedaço do violão”, não um instrumento por si só. Acaba sendo sempre (ou quase sempre) um instrumento secundário.
Estudar Ukulele a fundo permitirá a você conhece-lo como um instrumento completo em si mesmo, com características próprias, técnicas particulares, um repertório tradicional, entre outras coisas.


Aperfeiçoar a técnica
Como dito anteriormente, o Ukulele possui técnicas específicas para o instrumento. Para sair do lugar comum ou do básico, ao tocar, é preciso conhecer e estudar essas técnicas. Arpejos, batidas, posição de acordes, formatos de escalas, clawhammer (uma técnica oriunda do banjo americano vastamente usada para o Ukulele) entre outras.
Através do estudo das técnicas tradicionais do Ukulele será possível também propor novas possibilidades no tocar o instrumento.


Se profissionalizar
O mercado “ukulelístico” tem se ampliado rapidamente, tanto na compra do instrumento quanto na procura por aulas. Além disso, tem se tornado mais e mais comum em palcos e em gravações. E, pelo que parece, essa procura só tem a crescer.
Se aperfeiçoar no instrumento se torna um diferencial para se inserir profissionalmente nesses meios.


Versatilidade do instrumento
Estudar a fundo do Ukulele não é um caminho puramente técnico. Como acontece sempre que nos dedicamos a estudar um instrumento, entramos em contato com estudos harmônicos, melódicos, rítmicos, históricos – ou seja, uma gama de estudos teóricos que ampliam nosso entendimento musical tanto quanto instrumental.
Outro aspecto da versatilidade do Ukulele é que ele pode se encaixar em qualquer estilo musical – do clássico ao pop – e assumindo diversos papeis – acompanhando ou solando.


Entrar em contato com outra cultura
Estudar um instrumento a fundo pode significar entrar em contato com culturas, tradições e valores diferentes. O Ukulele nos permite o contato com uma cultura pouco explorada pelos brasileiros - a havaiana. O estreitamento dos nossos laços com um lugar paradisíaco como o Havaí pode unir prazer (quem sabe não rola um viagenzinha pra lá?) e produtividade, uma vez que a ilha é o grande berço da tradição ukulelística.
Além disso, podemos descobrir interessantes fatos históricos como, por exemplo, sua raiz em comum como seu primo distante, o cavaquinho (quem nunca passou pela confusão entre os instrumentos?). Isto é, há possibilidade de descoberta de fatores que ultrapassam o fator puramente musical.


 

Artigo por Leandro Donato

YouTube: acessar canal