Num mundo cada vez mais tecnológico e acelerado encontramos poucos motivos que nos fazem parar e relaxar, parar e ter a sensação de realmente termos parado. O acesso facilitado as mais diferentes mídias sociais tem causado uma sensação de estamos sempre ligados. Por um lado, essa facilidade trouxe dinamismo as nossas atividades diárias, enquanto por outro nos isolou diante de telas e teclas. Que tal relaxar de verdade? Que tal realmente fazer amigos? Que tal realmente criar grupos com objetivos comuns?

Eis a minha proposta em cinco etapas:

  1. Com pouco investimento;
  2. Alguns acordes de simples execução;
  3. Um Aplicativo que me ofereça milhares de cifras que podem ser acessadas off-line;
  4. Uma galera bonita e numa vibe muito positiva;
  5. E claro muita música boa.

Isso é perfeitamente possível se você conhecer o Ukulele. Um instrumento, leve, prático, barato e fácil de aprender. Cabe primeiramente ressaltar os aspectos importantes sobre a escolha do Ukulele:

  1. Preço: Hoje temos uma variedade de instrumentos com custos benefícios condizente com a maioria das realidades e instrumentos de baixo custo que se encaixam perfeitamente quando o assunto é dar o ponta pé inicial.
  2. Facilidade de transporte: Até mesmo nos maiores modelos seu transporte é extremamente simples, cabendo em qualquer lugar. Se a opção for um dos modelos menores aí fica mais fácil ainda, ficando fácil de levar para qualquer lugar. E quando eu digo qualquer lugar é qualquer lugar MESMO, pois existem modelos que podem ser levados para praia, piscinas, cachoeiras e etc.
  3. Poucos incômodos: Além do tamanho reduzido o Ukulele possui encordoamento de materiais macios como exemplo o Nylon o que não machuca muito os dedos dos iniciantes.
  4. Material: Hoje já temos diversos materiais e canais especializados somente em Ukulele, (UKFT – Ukulele Fácil Para todos, por exemplo) onde todos podem ter acessos aos mais variados vídeos sobre o assunto, além de termos o maior Aplicativo de cifras para Ukulele da América Latina, o Ukecifras, que possui mais de 100.000 cifras e facilidades como cifras off-line, mudança de tonalidade entre outras funções, o que também facilita a tocar pois a sua música preferida fica ao alcance de um toque apenas no aplicativo.
  5. Facilidade: Tocar Ukulele é mais fácil? A minha resposta é sim, no entanto isso não o torna um instrumento menos importante ou sem espaço para coisas rebuscadas. No Ukulele é mais fácil de fazer algo difícil, se você quiser.

Diante dessa situação fica mais fácil iniciar seus amigos ao estudo do Ukulele, um instrumento simples, com preços variados, muitos considerados de baixo custo (por exemplo esse Akahai Uk-100 ).

A afinação do instrumento facilita a execução de alguns acordes, o que torna possível uma pessoa iniciante tocar uma música com 2 acordes e com apenas 1 dedo, como exemplo a música “La Bella Luna” dos Paralamas do Sucesso, (Tutorial), suas cordas de material leve como nylon, (como essas da marca Magma),  não machucam os dedos de quem está iniciando, e uma infinidade de cifras que podem ser acessadas off-line no app do ukecifras . Bom, agora é só pegar o seu Ukulele e seu celular a realmente relaxar de verdade.


Artigo por Ary UKFT
Canal do Youtube