Melhor que tocar muito ukulele é fazer isso por horas com um bando de loucos pelas quatro cordinhas mágicas.

Os festivais de ukulele são uma de deliciosa realidade em muitos lugares pelo mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão (só para citar alguns poucos exemplos). No Brasil a tradição de encontros começou a se construir nos últimos anos com os Uke Days (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Fortaleza, Pernambuco, Brasília, Goiás).

Nos principais festivais do mundo os eventos duram pelo menos um fim de semana inteiro (ou até vários dias), envolvendo artistas consagrados, empresas que vendem instrumentos, acessórios e público de países vizinhos. No Brasil o cenário ainda é diferente, mas alguns acontecimentos recentes mostram que caminhamos na direção de promover bons festivais em um futuro próximo.

Em 2016 aconteceram dois eventos inter-estaduais chamados Ponte-aérea Rio São Paulo, envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Mogi das Cruzes, com workshops, shows e presença de professores, artistas e representantes da Marquês Musical (marca brasileira que fabrica ukuleles). Os idealizadores são Vinícius Vivas (este que vos escreve) e Fernando Novais (grande mestre do ukulele brazuca).

Outro evento marcante foi o Uke das Gerais, realizado em Ouro preto – MG. O encontro contou com um workshop e várias apresentações. As marcas Ohana (ukuleles) e Aquila estiveram bem representadas pelo artista endorser João Tostes (Toca Ukulele).

Os Uke Days IX e X no Rio de Janeiro também tiveram sabor de festival, com apresentação de diversos artistas da cena uke brasileira (Elisa Alecrim, Feroli, Digga Digga Duo, Tom White, Leandro Donato), além da presença de alguns fãs do ukulele vindos de outros estados como São Paulo e Minas Gerais e de representantes do Uke Cifras e do blog e canal do YouTube Ukulele Fácil Para Todos (Professor Ary). Tudo sob supervisão da matriarca dos uke days cariocas: Andrea Rebello do Ukulele Aloha.

Já em 2017, o Uke Day Vale (Taubaté - SP) reuniu cerca de 100 pessoas no auditório da Faculdade Anhanguera. Aconteceram apresentações solo, de duos, bandas, de orquestra de ukuleles, presença de vendedores de instrumentos e acessórios (como Luca Uke da LOJALELE), de responsáveis por sites e blogs e de uma galera de diversas cidades – incluindo uma turma de 17 pessoas do Rio de Janeiro. Lucas Leal (Uke Cifras), Márcio Fernandes e  Kzma (Kzma Uke Wear) foram os organizadores.

E agora todos esperam pelo próximo grande encontro que vai reunir gente de muitos estados: um dia inteiro com workshops e shows do Toca Ukulele. O evento está marcado para 18 de março na USP (São Paulo – SP). Muita gente da pesada estará por lá, como as duplas VOZEUKE , Projeto Chumbo e diversos artistas já citados anteriormente. Mais um golaço do parceiro João Tostes.

Não tenho dúvidas de que essa cultura ainda vai se desenvolver muito no Brasil. Vamos fazer parte disso? Espero você. Aloha!!!


Artigo por Vinícius Vivas
Youtube
Facebook
Instagram