Esse post não foi patrocinado de nenhuma forma e não precisou de aprovação prévia para ser publicado.

Todos estamos cansados de ver nas prateleiras das lojas e nas plataformas de comércio na internet os ukuleles importados que as empresas distribuidoras trazem, com grande variedade de modelos e tamanhos. O que nós não vemos é quem está por trás desse trabalho, quem apoia e acredita que o ukulele não é apenas um brinquedo mas um instrumento com um ecossistema completo.
Hoje eu converso com Rafael Rocha, CEO da Custom Instrumentos Musicais que é a responsável pelo ukulele Aloha!

Lucas(ukecifras): Olá Rafael! Muito bom ter a oportunidade de conversar com você aqui. Sei que você é um cara muito ocupado e me sinto feliz em poder ter esse seu tempo. Conte um pouco da sua história para os nossos leitores, como começou a empresa e qual a maior motivação pra continuar o trabalho que vocês fazem.

Rafael: Eu sou um músico amador e trabalho no ramo de instrumentos musicais desde 1995, tem bastante tempo. Fui gerente da Made in Brazil que é uma loja de instrumentos musicais de 1996 até 2002. Saindo de lá fui trabalhar na Habro que é uma importadora, tem várias marcas dentre elas a Shelter que hoje também vende ukulele. Depois eu montei a minha empresa que é uma importadora de pequeno porte mas com expertise na área de instrumentos musicais. Eu toco guitarra, violão, e estudo hoje o ukulele. Eu e meu sócio, que também é músico, temos bastante experiência e entendemos bem de todos os segmentos dos instrumentos musicais, sempre aprendendo mas com bastante experiência por estar a muito tempo no ramo. Toda a linha pra bateria, guitarra, teclado, violão, instrumentos de sopro, instrumentos pra orquestra, acessórios e também o ukulele. E o ukulele é um produto novo aqui no Brasil, mas é um instrumento sensacional e a minha história basicamente é esta, montei essa empresa porque tenho bastante expertise comercial e pratico e sou músico amador. Tenho uma banda que faz cover, uma banda cover do Metallica que tem muitos anos já, em torno de 25 mil seguidores, fazemos show todos os meses. Por ter essa experiência musical e a experiência do varejo eu tive o que foi preciso pra abrir a empresa e trazer bons resultados, instrumentos e acessórios.

Lucas(ukecifras): E como começou isso de investir no ukulele? Como você conheceu o uke?

Rafael: Eu comecei a investir em ukulele há algum tempinho já, já faz 4 anos que nós começamos a trabalhar com ele. Eu detenho a marca Custom, que inicialmente era só instrumento de sopro, de orquestra. Aí a gente trouxe uns 4 anos atrás um ukulele muito simples, modelo UK-01, muito simples mesmo, na linha do Austin, com o objetivo de vender para crianças, como já tínhamos uma linha de instrumentos para criança. Assim a criança pode ter um primeiro contato com um instrumento barato e que funciona, afina e pode ser tocado. A marca Aloha que é uma marca registrada apenas para ukulele, é uma outra fábrica que temos contrato na Ásia pra fazer uke, tem inclusive novidades vindo, teremos captador ativo Aloha, ukuleles com linhas com mais qualidade pra quem quer um modelo acima, ukuleles com tampo maciço, com cordas Áquila e tudo a gente vai ter. O ukulele eu conheci no youtube! É um instrumento da geração internet né, o ukulele, já existe há bastante tempo mas se popularizou na internet. Tem muitos jingles já gravados com ele nas propagandas faz tempo, e é um som muito bonito, alegre, tem um timbre diferente de qualquer instrumento. O youtube conseguiu proporcionar o uso do ukulele em músicas famosas, rock, músicas populares do Brasil e de todos os outros países. Um instrumento de quatro cordas que não é muito difícil de aprender, pra quem quer aprender um instrumento é legal e eu conheci através do youtube mesmo.

Lucas(ukecifras): Nós estamos no meio da "terceira onda" de popularidade do ukulele. Como músico e empreendedor, como você enxerga isso?

Rafael: Essa terceira onda, vocês que tem muita profundidade no meio de comunidades e blogs e principalmente o seu, a gente enxerga como empresa, tendo uma visão diferente. A gente importa os produtos, a marca é nossa, e eu não estou mais vendendo pra lojista, vendo ao consumidor direto e isso proporciona um preço melhor. Eu vendo meus ukuleles Aloha na data de hoje a R$179,90. Vendemos também nas lojas Americanas, Submarino entre outras. O que a gente enxerga como empreendedor é que o ukulele é um instrumento da geração nova, muita gente posta vídeos, carrega pra todo lugar, toca até dentro do carro. A interação desse instrumento, a conexão com as pessoas é legal porque é fácil de carregar. É diferente, mas o cavaquinho que é pequeno também tem esse apelo sendo muito popular e sendo também fácil de carregar. O ukulele tem esse apelo também, você põe na bolsa e leva pra uma roda de amigos, pega o ukulele no colo e toca ali. Ele tem essa vantagem, e veio pra ficar mesmo, prático pequeno e com um som maravilhoso e alegre. Você pode tocar qualquer música, inclusive fazer versões mais interessantes. O ukulele a gente vê como empresa como algo muito duradouro, com certeza.

Lucas(ukecifras): O ukulele é mencionado muitas vezes com adjetivos do tipo "mágico" ou "feliz". Você acha que isso existe realmente? A que se deveria esse sentimento?

Rafael: Eu acho exatamente isso! O timbre desse instrumento e até a particularidade dos tamanhos, remete a tudo isso mesmo, algo mágico feliz, timbre alegre, brilhante. Eu acho realmente que existe isso. Na verdade nem achar, eu tenho certeza que é isso. E o que tem de legal é o timbre mesmo, é diferente de um violão, é uma coisa diferenciada. O que se deve tudo isso é justamente primeiro a interação com as pessoas, por ser prático de carregar diferente de um violão que é grande e incomoda pra levar pra cima e pra baixo, e em segundo lugar o timbre que é único, nenhum outro instrumento se parece com o ukulele nesse sentido. Pra quem toca violão, guitarra, baixo ... tem que conhecer o ukulele, dá pra tocar todas as músicas, transpor, e isso só vai enriquecer a pessoa musicalmente.

Lucas(ukecifras): Comparando o ukulele com instrumentos mais conhecidos como violão ou baixo, a facilidade de aprender o básico é muito maior no uke. Na sua opinião quais são os resultados positivos e/ou negativos disso?

Rafael: Muito interessante essa pergunta. Já até falei que há uma facilidade em aprender mesmo. Aqui na empresa eu sou músico, meu sócio é músico, meus funcionários são músicos e eu prefiro contratar músicos mesmo que seja para áreas não-relacionadas porque pela minha experiência o músico oferece soluções mais interessantes devido à criatividade e outros fatores. Por isso eu posso analisar também musicalmente. Eu acho o ukulele mais fácil, e pegando a manha do uke, faz diferença na mão esquerda (a mão do braço do instrumento) onde você tem quatro dedos disponíveis pra usar com o dedão ficando atrás, e isso casa com a existência de quatro cordas, diria até que é natural no sentido de natureza mesmo. É um instrumento fácil de carregar, dá pra tocar horas sem cansar, confortavelmente no sofá ou na cama. A única desvantagem é em geral o som mais baixo, embora o ukulele Aloha tenor tenha um som muito alto. Mesmo assim não é um ponto negativo afinal o instrumento tem a caixa pequena, não dá pra se esperar um som alto mesmo não, então só vejo pontos positivos.

Lucas(ukecifras): Você é um cara que gosta de rock e o ukulele é pouco explorado nesse estilo, embora existam nomes grandes como Eddie Vedder ou Beatles que utilizam. Você já viu os vídeos do KzmA que costuma fazer versões de rock?
Lê-se cazêma: https://www.youtube.com/channel/UC9gEzVvCg9rcsQ9YPq54Dhg

Rafael: Eu tenho uma banda de heavy metal, tributo ao Metallica mas tenho também composições próprias, gosto muito de compor riffs de guitarra. Não tenho banda de música autoral por falta de tempo mesmo, a empresa é muito puxada a gente tem uma linha grande de instrumentos e acessórios. Somos focados em instrumentos clássicos, orquestra, bateria, e ukulele que é o nosso forte hoje. Já vi vídeos do KzmA sim, vi vários vídeos! Acho que o ukulele é bem difundido pelo youtube, muita gente comprou um como primeiro instrumento. Vejo o uke como a gaita, que também vendemos muito, muito mesmo, diariamente e a gaita tem a facilidade de ser pequeno, levar pra qualquer lugar, volto a dizer igual ao ukulele. Por isso veio pra ficar nessa onda e vai difundir cada vez mais. Em séries de tv, propaganda, aparece cada vez mais. E eu gosto muito quando tem uma música as vezes até pesada de rock, sendo tocada no ukulele, acho sensacional. Eu gostaria muito de ver um vídeo com a família do ukulele, um soprano, um tenor e um baixo, seria legal ver uma música de rock sendo tocada assim, não lembro de já ter visto. Um fator interessante que contribui pro uso em diversos tipos de música é a existência de vários tamanhos, soprano concert tenor e barítono, assim como nos naipes de sopro embora não mude a afinação.

Lucas(ukecifras): Que dica você daria pra quem não toca nenhum instrumento e quer começar com o ukulele?

Rafael: A dica que eu daria é que comprasse preferencialmente o nosso Aloha rsrs. Existem muitos ukuleles bons no mercado, temos ética e reconhecemos isso e o nosso ukulele Aloha é muito bom, no preço que é oferecido é o melhor. Nós vimos vídeos no youtube falando que o nosso uke não é bom, um vídeo em especial, mas nós também achamos ruim como foi feito, porque é uma análise que não dá pra dar crédito porque tem um patrocínio de outra marca. E na semana seguinte foi feito um vídeo mostrando todos os ukuleles que ganhou dessa marca. Acho que nem teria como falar bem do nosso instrumento, pelo conceito de venda direta e por ser muito mais barato, só aí já é complicado. E o que eu recomendo pra quem está começando é seguir canais de tutoriais que são muito bons. E não é fácil, nenhum instrumento é fácil, você precisa ter gana, vontade, se dedicar "vou tocar igual esse cara". E o ukulele tem a vantagem de você tocar horas sem cansar, o que ajuda muito a aprender. E de preferência comprar o Aloha!

Lucas(ukecifras): Novamente obrigado Rafael, quero poder te receber mais vezes aqui pra batermos um papo sobre música e tirarmos um som!

Rafael: Poxa Lucas só tenho a agradecer a você nos dar essa oportunidade. Teremos novidades, vamos aumentar a família dos ukuleles Aloha e vamos fazer um canal específico sobre os ukes e tirar dúvidas das pessoas, sobre a qualidade do instrumento e tudo mais. Inclusive sobre as críticas, que a gente respeita, não achamos ruim isso, mas não concordamos e acreditamos no diálogo com o pessoal do ukulele pra oferecer cada vez melhores instrumentos com um valor sempre acessível independente de ter quem tenta prejudicar. Novamente obrigado, e Aloha!!!!!